Home > Uncategorized > Ver um jogo ou jogar um filme?

Ver um jogo ou jogar um filme?

Heavy Rain é o novo jogo para o Sony Playstation3, que retrata a história de 4 personagens diferentes interligados pela trama de investigação ao redor de um macabro serial killer.

O que mais impressiona  neste jogo em relacão a outros do gênero, é que neste, por mais que o jogador erre os poucos comandos que lhe são pedidos, o personagem não “morre”, não há como o jogador “falhar” de forma irreversível, o jogo continua até o fim, os erros e acertos cometidos no controle apenas influenciam as sequência dos acontecimentos.

É com esta característica simples que Heavy Rain ganhou um espaço na minha coleção de games, o fato de que o personagem não morre  significa que a única vez que você verá “GAME OVER” na tela será quando realmente chegar no fim, não há um desafio para ZERAR o jogo, é apenas assistir  e interagir, ele quebra uma das regras mais antigas do universo “videogamico”, seu desempenho se torna parte da história o jogo não te limita com níveis de dificuldade.

Com personagens 3D que beiram o realismo e dublagens de atores talentosos, o roteiro investigativo envolve de tal forma que o ato de jogar e assistir faz com que este seja um verdadeiro filme interativo, diferente de tentativas anteriores neste formato como o falecido Você Decide, que normalmente tinham de 2 a 3 finais diferentes, Heavy Rain pode ter diversos finais e ainda mais diversas maneiras de se chegar até o fim. Além disso tem muito mais de 2 horas de duração, algo para ser jogado ao longo de 1 mês ou 2.

Jogos assim democratizam o console e trazem novos perfis de jogadores que não procuram o desafio do controle motor e do apertar de botões, querem apenas uma forma de entreterimento, que neste caso conta a história com tantos detalhes quanto um livro mas com todos os apelos audivisuais do cinema e de quebra um interação só possível através de um formato como o do videogame atual.

Essa fusão de características cria novas possibilidaddes de marketing também, poderíamos dizer que a campanha de um filme vai do pré-lançamento ao lançamento, depois disso algum material de marketing para os mais aficcionados e acabou, todos já viram o filme. Com um jogo o relacionamento do público vai além da comunicação, você deverá prover suporte ao jogadores enquanto estiverem jogando, fórums e comunidades são criados para se discutir o avanço individual e compartilhar dicas, possibilidades assim encherão os olhos dos estúdios e em breve podemos aguardar filmes em DVD, BluRay e “PS3”.

Advertisements
Categories: Uncategorized
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: